Jornada Vocacional 2019

 

“Fala, Senhor, que o teu servo escuta!” (1Sm 3, 10)

Entre os meses de junho e agosto, algumas paróquias da diocese de Osasco recebem a visita da Jornada Vocacional, evento realizado pelo seminário diocesano São José, no qual os seminaristas, peregrinando pelas diversas regiões diocesanas, levam a imagem de São João Maria Vianney, juntamente com sua relíquia, pedindo ao Senhor da messe que, pela intercessão do patrono dos sacerdotes, surjam muitas e santas vocações, e de modo especial, vocações sacerdotais.

“Prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo”, afirma São Paulo. Deus nos chama! Todos os cristãos são vocacionados, chamados por Deus a santidade. Disse o próprio Jesus: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5, 48).

Apresentam-se, porém, aos filhos de Deus muitos caminhos pelos quais são convidados a segui-Lo, a fim de realizar a sua vocação específica: alguns são chamados a se entregar à vida religiosa; outros, à vida conjugal; outros ainda, à vida celibatária; e todos, a Cristo Jesus.

Consciente do apelo universal de Deus, que deseja reunir um povo santo e imaculado para Si, e desejosa de oferecer à messe do Senhor mais operários, a Jornada Vocacional visa primeiramente despertar aos fiéis de toda a diocese de Osasco o desejo do discernimento vocacional.

Ademais, pretende estabelecer uma grande corrente de orações pelas vocações sacerdotais, pois diz Jesus: “se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus” (Mt 18, 19). Por fim, procura divulgar a grande festa das vocações: o ComVocação, que há de realizar-se no terceiro domingo do mês de agosto (17 e 18 de agosto), em que a Igreja celebra a solenidade da Assunção da Virgem Maria.
Por fim, confiemos a vida de todos os seminaristas aos cuidados da Santa Mãe de Deus e de todas as vocações, para que sigam o seu conselho de “fazer tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5) e conformem seus corações ao manso e humilde Coração Jesus. No mais, queremos convidar você a participar conosco deste evento acompanhando o calendário da Jornada Vocacional.