Um pouco da história do Comvocação

Foto: Divulgação

O Comvocação surgiu em 2002 com a intenção de suprir as necessidades embutidas na formação dos futuros sacerdotes. Padre Marcos Funchal chamou leigos e seminaristas para formar a Comissão “Amigos do Seminário”, que tinha como meta acompanhar, rezar e estabelecer métodos para prover o Seminário São José, que é uma instituição educacional destinada à formação dos seminaristas da Diocese de Osasco.

Uma dessas iniciativas dos Amigos do Seminário foi a “Festa das Vocações”, sendo que o primeiro Comvocação foi realizado em 2004 na cidade de Osasco. Depois, todas as edições até 2006 foram realizadas na Concha Acústica da Fito, na mesma cidade. O público e o prestígio aumentaram a cada ano, até chegar a conta de mais de 20 mil pessoas em apenas um dia, na sexta edição. A partir do ano seguinte, o evento passou a ser realizado nas imediações do Ginásio José Corrêa na cidade de Barueri.

Em alguns anos aconteceu eventos preparativos, chamados de “Pré-Comvocação”. Foram três até hoje, sendo um acústico, com vários nomes da música católica e dois Festivais de Música, com bandas que apresentaram repertórios próprios.

O evento já trouxe grande atrações da música católica, como também diversas congregações religiosas, editoras e meios de comunicação. Já estiveram na Festa o cantor padre Fábio de Melo, Rosa de Saron, Celina Bprges, a atração internacional Martin Valverde, a congregação e editora Paulinas, Toca de Assis, comunidade Canção Nova, entre outros.

Os milhares de voluntários se revezam e cuidam para que todos os setores funcionem com êxito. Os alimentos comercializados na Praça de Alimentação são todos doados pelas paróquias, tendo um retorno de quase 100%.

Atualmente os “Amigos do Seminário” continua sendo formado por fiéis leigos, seminaristas e padres que buscam auxiliar financeiramente as vocações sacerdotais diocesanas, subsidiando principalmente as obras do Seminário Diocesano São José.

O processo formativo desde o ingresso no seminário até a ordenação sacerdotal, abrange oito anos que compreendem a formação Intelectual, Humana Afetiva, Espiritual e Pastoral.

Dezenas de padres ordenados na Diocese foram formados no Seminário São José. Estes padres são responsáveis por mais de 80 paróquias e mais de 500 comunidades distribuídas em doze municípios que compreendem a Diocese de Osasco.

Fonte: Comvocação




ComVocação

ComVocação