No último domingo, dia 21 de agosto, nove seminaristas receberam ministérios durante a Celebração Eucarística realizada no 17º ComVocação

Nos dias 20 e 21 de agosto a Diocese de Osasco realizou com alegria a 17° edição do maior evento vocacional do país, o ComVocação, que reuniu em torno de 20 mil pessoas no final de semana e contou com diversos nomes da música católica como Thatá Rodrigues, André Leite, Tony Allysson, Rosa de Saron, Ramon e Rafael, Adriana Arydes e Banda Arkanjos.

Uma das grandes características do ComVocação é a fraternidade, isso porque o evento é assessorado por mais de mil voluntários das paróquias da Diocese de Osasco. Estes colaboradores se revezam e cuidam para que todos os treze setores funcionem com êxito. Outro ponto interessante é que os alimentos comercializados na praça de alimentação são todos doados pelas paróquias. O trabalho é exercido com muita alegria e espiritualidade por todos que se engajam neste propósito em promover o nosso Seminário Diocesano São José, mas de modo muito especial, promover as vocações.

Na Santa Missa de abertura do domingo (21), Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, Bispo diocesano de Osasco, conferiu a Instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito à nove seminaristas de nosso seminário diocesano São José. A celebração ocorreu na Concha Acústica da FITO em Osasco e foi concelebrada pelos padres de nossa diocese, bem como os religiosos que exercem aqui o seu ministério.

No Ministério do Leitor foram instituídos os seminaristas do 3° ano da Etapa da Configuração, Augusto da Silva Barbosa, Danilo Martins da Silva, Lucas Honório da Cunha e Rafael Delanhese, e aos seminaristas do 4° ano da Etapa da Configuração, Adriano da Silva Oliveira, Fábio Luiz Ferreira, Henrique de Marins Monteiro, Henrique dos Santos e Matheus Bravo Magalhães, foram instituídos no Ministério do Acólito.  Segundo a tradição da Igreja, a partir deste envio os seminaristas estão preparados para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras.  Já o Acolitato é o ministério dado pela Igreja aos seminaristas para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição da Sagrada Comunhão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro da Eucaristia extraordinário de modo mais permanente na diocese.

O retorno do ComVocação marca também uma nova etapa na promoção vocacional de nossa diocese, pois após dois anos sem a possibilidade de realizar o evento pela ocasião da pandemia de COVID-19. Somos convidados a colocar em prática o que recebemos como dons e partilhar toda a nossa vida em prol da evangelização para levar a todos ao conhecimento da verdade e por fim, abraçar a vocação que é dada por Deus.

Sem. Henrique dos Santos | ComVocação Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.