Conheça o projeto ‘Cada comunidade uma nova vocação’

Foto: Divulgação

Toda vocação é um dom livre e gratuito de Deus. É o chamado livre de Deus que espera uma resposta livre do seu filho que por Ele é chamado. É sempre o Senhor que toma a iniciativa, que vem ao encontro do ser humano realizando um chamado e conferindo-lhe uma vocação.

Toda a pessoa humana é chamada por Deus a estar com Ele e todo cristão tem a vocação comum à vida e ao discipulado de Jesus, que constitui vocacionalmente as bases da vida cristã. Mas Deus concede a cada filho uma vocação específica para o serviço do seu Reino.

Cumprindo o mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo, de rezar pelas vocações (cf. Mt ) e para fomentar uma cultura vocacional em nossas paróquias, lançamos em nossa Diocese o projeto “Cada comunidade uma nova vocação”, idealizado pela Diocese de Santa Catarina e abraçado, ao todo, por 50 Dioceses, dentro e fora do país, inclusive a nossa.

O objetivo do projeto é, além de cultivar uma cultura vocacional nas comunidades, rezar assiduamente pelas diversas vocações e levar adolescentes e jovens a se questionar sobre o projeto de Deus em sua vida. Você pode nos ajudar de modo simples e prático. Na sua paróquia, na sua comunidade, com o seu grupo de pastoral, rezar uma dezena do terço antes do início das reuniões e encontros pelas diversas vocações da Igreja. E se perguntar se a minha comunidade já ofertou para a Igreja uma vocação específica, especialmente, a sacerdotal e a religiosa.

Em nossa diocese, temos a alegria de celebrar todos os anos o COMVOCAÇÃO, a festa das vocações que, nesse ano, chegará a sua 15ª edição. Tal evento é um grande instrumento do Reino de Deus que manifesta a cultura vocacional. Pela bondade divina, todos os anos o nosso Seminário diocesano São José acolhe diversos jovens que desejam e acreditam ser chamados por Deus para a vida presbiteral, com a intenção de realizar um discernimento mais profundo, muitos deles oriundos do Comvocação. Não é raro, também, ouvir das Congregações, Institutos Religiosos e de Vida Consagrada que expõem seus carismas no evento, darem bons testemunhos de jovens que, conhecendo e se identificando com algum carisma, começam um caminho de discernimento vocacional procurando respostas às suas inquietações.

Mas podemos fazer mais com as nossas orações, nesse ano nacional do laicato, da abertura do Sínodo dos Jovens no Vaticano, com o tema: “Juventude, fé e discernimento vocacional”, e ainda da Jornada Mundial da Juventude no Panamá em janeiro de 2019. Para isso, produziremos textos vocacionais, testemunhos e vídeos que serão divulgados no site da diocese e do ComVocação e, sobretudo, nas Redes Sociais. Daremos início oficialmente a esse projeto com abertura diocesana na missa dos santos óleos desse ano. Contamos com a sua colaboração e de sua comunidade para implorar ao Senhor da messe que envie mais trabalhadores para a sua seara.

Fonte: BIO - Boletim Informativo de Osasco
Por Pe. Marcelo Fernandes de Lima – Assessor Diocesano do SAV




ComVocação

ComVocação