Chamado e intimidade com Deus

Essencial para o amadurecimento da vocação é o contato de intimidade com Deus que chama. Tal contato vai gradativamente aumentando na relação com Ele por meio da oração, pois Deus, que realiza o chamado, espera do seu filho, que por ele foi interpelado, uma resposta.

Talvez, o que se segue pode ser um bom auxílio na descoberta da vocação particular – dada por Deus como um dom a cada um dos seus filhos – ou na vocação comum de todos os cristãos de serem discípulos de Cristo Jesus.

Aspecto importante no crescimento dessa relação é a procura em aprender de Deus e sobre Deus. Essa procura de aprendizado deve ser ininterrupta e permanente. Possivelmente, quanto mais aprendo de Deus e sobre Deus mais me encontro com ele. Santa Catarina de Sena dizia que quanto mais procurava Deus, mais o encontrava e quanto mais o encontrava, mais crescia a sede de procurá-Lo. Tal aprendizado e encontro com Deus se dá, sobretudo, na pessoa do seu Filho, Jesus Cristo, que o revelou em suas palavras e ações.

Outro aspecto é saber escutar a voz de Deus. A Sagrada Escritura é um ótimo caminho para isso. Quantas vezes rezamos utilizando um texto bíblico e nos é gerado diversas emoções. Deus também pode falar conosco dessa maneira e até mesmo fazer-nos lembrar de alguma coisa, um fato ocorrido, “ligando” a memória. As lembranças podem nos trazer os sentimentos de alegria e tristeza, e também de paz e comunhão com Deus, podendo caracterizar-se como escuta da sua voz, e talvez o Senhor queira dizer algo aí, revelando qual o caminho tem como projeto para o seu filho que a Ele recorre na oração. E, obviamente, surgem os desejos ou inspirações: de santidade, de mudança de vida, de crescimento espiritual e humano, etc.

O importante é estar atento aos acenos ou indicações que Deus nos dirige na oração, seja para um fato isolado, seja para um projeto mais aprimorado de vida, manifestando assim, a Sua vontade.

Confira a edição completa do BIO de Junho

Por Pe. Marcelo Fernandes Lima - Assessor Diocesano do SAV




ComVocação

ComVocação