Artigos

Maria, modelo de discípula para todas as vocações!

Para compreendermos, em toda a sua grandeza e dignidade, a natureza e missão dos cristãos, podemos dirigir o nosso olhar para Maria. Nela encontramos a máxima realização da existência cristã. Por sua fé e obediência à vontade de Deus e Leia mais +

A Família e as vocações

A vivência familiar é componente fundamental da formação das pessoas, de modo que, o adulto que se chega a ser, deve-se em grande parte à formação que se teve em seu lar. Deste modo, é no âmbito familiar que primeiro Leia mais +

Conheça o projeto ‘Cada comunidade uma nova vocação’

Toda vocação é um dom livre e gratuito de Deus. É o chamado livre de Deus que espera uma resposta livre do seu filho que por Ele é chamado. É sempre o Senhor que toma a iniciativa, que vem ao Leia mais +

Todos somos responsáveis pelas vocações, em especial as sacerdotais

A vocação sacerdotal é um grande dom de Deus para aquele que o recebe, conduzindo-o no caminho de perfeição. Mas esse dom não trás benefício apenas para quem o recebe, mas a toda comunidade que tem que o sacerdote que Leia mais +

SAV: Vocação e projeto de vida

Ligado a toda vocação específica está o chamado “projeto de vida”. A nossa vida não é a somatória de acontecimentos desconexos que nos levaram a esse ou aquele estado. Por menor que seja a clareza dessa conexão, ela existe, pois Leia mais +

Nossa Senhora, a mãe das vocações!

Estamos celebrando o Ano Mariano em comemoração aos 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso país. E como é bom refletir sobre Maria como uma mulher vocacionada Leia mais +

Dezembro: O homem criado pelo Amor e para a vocação do amor

“Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou” (Gn 1,27). O homem formado por Deus recebe a vida de Deus, mas não é como Deus. O homem veio do pó (cf. Gn 2, 7), Leia mais +

Novembro: A vocação é vivida na Igreja e pela Igreja

Toda vocação cristã é um dom gratuito do Pai que vem ao encontro dos seus filhos e a eles faz um convite. A iniciativa é sempre Dele. E aí realiza-se um diálogo vocacional entre Deus, que em seu amor chama, Leia mais +

Chamado e intimidade com Deus

Essencial para o amadurecimento da vocação é o contato de intimidade com Deus que chama. Tal contato vai gradativamente aumentando na relação com Ele por meio da oração, pois Deus, que realiza o chamado, espera do seu filho, que por ele foi Leia mais +

Discernimento e discipulado

Em edição anterior do BIO abordamos sobre “discernimento” como caminho para descobrir a vontade de Deus, a uma vocação específica ou em algo pontual da vida. “Discernir” é uma atitude de permanente busca, mesmo depois de ter “descoberto” a vontade Leia mais +

ComVocação

ComVocação